Caracterização

Aveiro, cidade popularmente intitulada “a Veneza portuguesa” pelos vários canais da sua ria que a perfuram – a ria de Aveiro, localiza-se na região centro de Portugal. É um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas fluviais na Ria de Aveiro e uma porção da península costeira (freguesia de São Jacinto) com quase 25 km de extensão que fecha a ria a ocidente.

Desde sempre ligada a actividades económicas, Aveiro teve na produção de sal e no comércio naval as suas mais-valias. Valioso como bem de troca, o sal, provavelmente já explorado em tempo romano, está comprovado documentalmente a partir de 959, no testamento da Condessa Mumadona Dias ao Cenóbio (mosteiro) de Guimarães.

Aveiro apresenta um vasto património cultural, religioso e recreativo. Paredes meias com o progresso, subsiste aqui a tradição em algumas vivências etnográficas, traço igualmente visível na arquitectura do meio rural da região onde se fundem várias vertentes da construção tradicional portuguesa materializadas na casa gandaresa. Aveiro conserva também no Alboi e, em particular, no bairro da Beira Mar casas térreas revestidas a azulejo, testemunhos vivos de antigos marnotos (salineiros) e pescadores.

A Arte Nova, a Ria de Aveiro e as salinas, os canais da Ria, as extensas praias a poucos minutos da cidade e os inúmeros espaços verdes são marcos de uma cidade jovem e dinâmica com muito para oferecer a quem visita.

Redescubra a cultura, a natureza, as praias, a ria e a simpatia das gentes da nossa cidade… porque não começar por um passeio de moliceiro para descobrir o encanto da nossa Ria?